Startups apresentarão soluções arrojadas e inovadoras no congresso que reunirá a cadeia do pescado no período de 24 a 26 de novembro em Foz do Iguaçu - PR.
Lançamentos de inovações tecnológicas para a cadeia produtiva de pescados serão destaques na terceira edição do International Fish Congress & Fish Expo, programado para os dias 24, 25 e 26 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). O principal evento do setor de pescado no Brasil tem como pontos centrais o conhecimento científico e a dinamização econômica.
Um dos destaques será o espaço INOVA AQUA, reunindo as startups que criaram produtos inovadores para o setor pesqueiro e oferecendo soluções tecnológicas para essa cadeia produtiva. A diretora executiva do IFC 2021, Eliana Panty, realça que o INOVA AQUA será um espaço para as startups apresentarem todas as possibilidades que o desenvolvimento tecnológico pode oferecer para o aumento da eficiência para a atividade piscícola e a indústria. Para participar, as startups devem enviar seu case para o e-mail panty@pantyassessoria.com.br.
Uma delas é a Biosamer, empresa de biotecnologia chilena especializada na produção de microrganismos probióticos para a saúde humana e animal. A Biosamer desenvolveu uma tecnologia de cepas termorresistentes à extrusão que podem ser adicionados diretamente à ração dos animais. Melhora a saúde dos peixes, com respectivo aumento da eficiência de produção. A empresa atua no Brasil como uma startup residente no Centro Tecnológico Biopark em Toledo (PR) e tem o objetivo de transferir toda a inovação e tecnologia para a tilapicultura brasileira.
Outra startup confirmada é a Aquabit que atua com inteligência artificial para produção de peixes. A Aquabit é uma plataforma de inteligência para a produção de peixes e camarões, auxiliando os produtores no controle da produção e gestão financeira. Os produtores fazem a gestão da sua propriedade de qualquer lugar do mundo, economizando tempo e com clareza dos dados para as tomadas de decisão. Está sediada em Cascavel (PR).
Outra presença confirmada é a Aqua In, criadora de marketplace da aquicultura. Esse aplicativo permite ao usuário pesquisar produtos e serviços de aquicultura fornecidos por empresas do ramo que estiverem cadastradas no app, e efetuar negociações e compras dentro da plataforma.
Quem também estará no IFC 2021 é a Bussola.farm. Ela surgiu para resolver o problema da localização na agropecuária, gerando informações sobre a localização e outras características do produtor rural com conhecimento científico e inovação tecnológica. A ferramenta MaPeixe, desenvolvida pela bussola.farm, alimenta-se de dados geoespaciais para apresentar aos assinantes um conjunto de informações sobre todas as unidades piscícolas do estado de Rondônia que podem ser identificadas em imagens de satélites de alta definição. Além disso, realizou o mapeamento de municípios de outros Estados.
As informações são disponibilizadas em interfaces web e mobile. Onde, por meio destas plataformas, o usuário consegue, além de visualizar todas as unidades piscícolas, gerar rotas e relatórios (tamanho em hectares, hectares em produção, hectares fora de produção, parcela da unidade piscícola fora de produção, quantidade e área de unidades piscícolas dentro de uma área demarcada) das pisciculturas de qualquer região mapeada. Esta solução foi premiada pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em 2020.
O ex-ministro da Pesca Altemir Gregolin é o presidente do IFC 2021, cujo tema central é “Das águas à mesa do consumidor: por uma cadeia competitiva, sustentável e focada no mercado global”.
PARCERIAS E APOIO
O 3º International Fish Congress tem a coorganização da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (FUNDEP) e da UNIOESTE com apoio do SEBRAE, Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo do Estado do Paraná; Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Associação de Produtores de Peixes do Brasil (Peixe BR), Associação das Indústrias de Pesca (ABIPESCA), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Paraná, Sanepar e Copel. O IFC 2021 conta ainda com o apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR) e do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Fonte: IFC BRASIL. Disponível em:
http://www.ifcbrasil.com.br/noticia/150/ifc-2021-traz-inovaCOes-tecnolOgicas-para-cadeia-de-pescados. 29 de Outubro de 2021.